PRESENÇA NO 10º ENCONTRO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA REGIÃO SUL

 

O advogado Helder Florêncio, sócio do Escritório Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia, esteve presente ao 10º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado de 08 a 10 de maio no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba/PR. O Evento, organizado pela PREVIPAR – Associação dos Fundos de Pensão do Paraná, contou com aproximadamente 400 participantes.

 

O aludido Encontro teve, como tema principal, “Previdência Complementar: a arte de se reinventar no mundo 4.0”, com enfoque em inovação e tecnologia no ambiente dos fundos de pensão. Destacaram-se, dentre outros, os seguintes painéis: “Cenário da Previdência Complementar sob a ótica do Governo”, com a participação de integrantes da PREVIC – Superintendência Nacional da Previdência Complementar; “Cenário da Previdência Complementar sob a ótica da Sociedade Civil”, em que foram ouvidos os representantes da ABRAPP, do SINDAPP e do ICSS; “Lei Geral de Proteção de Dados e seus Impactos para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar”; “Inovação e Tecnologia – Tecnologia da Informação e Comunicação como Estratégia – o novo pilar de sustentação do negócio”; “Os desafios da Previdência Complementar: Fomento, Planos Instituídos e Planos Família e seus efeitos para a sustentabilidade”; e “Reforma da Previdência”.

 

Segundo o advogado Helder Florêncio, “Os temas abordados nas palestras ajudaram na reflexão sobre o momento em que se insere o segmento de fundos de pensão, repleto de desafios e de algumas incertezas, notadamente, quanto à propalada fusão entre PREVIC e SUSEP, bem como quanto aos impactos da Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional”.

 

Florêncio salienta ainda que, no contexto em que realizado esse Encontro, também não se perdeu de vista a necessidade de investimentos em inovação para a fomento do sistema, bem como para a adequação dos procedimentos internos das entidades aos ditames da Lei Geral de Proteção de Dados, que vigorará a partir de 2020.